Carta à pessoa que sente uma paixão atemporal não correspondida por mim.
Paixões. Amores. Amizades.
Todas evoluem até um certo ponto. E não há como forçar, senão, não é natural, senão é apenas expectativa que se torna utopia que se torna a realização do imaginário. Quase nada é do jeito que queremos que seja. São da forma que o rio corre, e não dá pra apressar ou diminuir o fluxo de um rio. É preciso deixar ir, sentar, enxergar, sentir que certas coisas não serão do jeito que queremos que seja. Certas coisas serão, mas até um capítulo. Depois, servem - assim como todas - de aprendizado. De mais um aprendizado para a superação, para ser possível subir cada vez mais dentro da sua própria evolução como um todo, mas mais ainda de sua própria resiliência. Permanecer onde te faz mal, seja o grau que for, é como estar numa lama movediça, e você dançar, se movimentar, achando que assim vai sair dali.
A vida é muito louca e muito coerente em sua maioria. Reflexão faz parte, pelo lado bom ou pelo lado ruim ou até pelo lado mediano, aquele que parece mais que estamos boiando entre dois lados incertos.
Sofrer por pessoas infelizmente faz parte. E muitas vezes é algo que não podemos escolher. É involuntário. Assim como uma paixão. O amor ele vem depois de um tempo construindo. Depois de cuidar bastante dos jardins ao redor e interiores de nossos lares, ou seja nós mesmos.
Eu percebia o quanto tu gostava de mim, todas as vezes que nos encontrávamos, e muitas vezes me senti desconfortável, porque eu sou sensível e sensitiva, consigo ver de longe certas coisas, decodificar outras, e também porque você não deixava de mostrar. Mesmo tentando esconder um pouco, seus olhares e suspiros te entregavam a cada vez.
Você se mantendo em uma lagoa (mais funda do que é possível ver de fora), não querendo sair porque pensa que não é merecedor ou porque não acredita que há vias para sair, só te faz mal. Te carrega para um abismo, mental, emocional, atemporal.
Parar de gostar tanto de alguém as vezes leva um tempo sim, mas é necessário primeiramente focar em si mesmo. Perceber que tu merece mais do que algo não correspondido, do que uma longa fantasia. Trocar de pouco em pouco essa paixão avassaladora do outro por si mesmo. Se olhar mais atentamente sem julgamentos. Se por em primeiro lugar. Só assim é possivel de fato enxergar a realidade dos amores e paixões de uma outra forma. E dessa forma, os sofrimentos não perduram. Servem apenas de aprendizado. Servem para liberar emoções antes ou ali presas. Servem de mais um degrau para subir e alcançar o que tu mais quer, mesmo que ainda não seja claro de se ver.
Continuei sendo sua amiga, porque gostava da sua companhia, das suas ideias mirabolantes, da sua inteligência e doçura. Sempre me encontrei em um certo nervoso enquanto pois, sentia sempre tu presa, e se prendendo cada vez mais. Quando vi que tu começou a se desprender, tu ainda deixava se guiar por um coração massivo de sentimentos não tanto ou nunca compreendidos.
Permaneci contigo, sendo sua amiga, pois vi que tu não se sentia bem sozinha, e mesmo que de um jeito um pouco mórbido, eu te fazia uma companhia que te trazia sorrisos a toda sua face.
Talvez seja meu jeito de querer fazer as pessoas se sentirem mais bem do que mal, como eu puder trazer essas pequenas alegrias. Mas sei que no fundo não posso fazer mais do que, afinal depende do outro desejar e se motivar a ser mais feliz, encontrar sua forma de se completar consigo, ao invés de apenas transbordar sem saber o próprio limite.
Todos nós temos nossos limites para tudo e todos. E se não descobrimos a tempo, mergulhamos no mais fundo de nossos sofrimentos, nos culpando de que não somos merecedores. Muitas vezes é necessário enxergar por outro ângulos, sair um tanto de si, perceber os vértices quebrados, as partes rachadas, para serem trocadas, renovadas, pois mesmo após sempre colar, o vaso sempre vai continuar ainda mais frágil, até que não tenha como mais colar.
Eu desejo que tu suba essa escada interna, segurando forte na mão da auto confiança em todos os sentidos que houver.
Sei, no fundo de mim, que tu é capaz. Antes no entanto é preciso perceber e se encontrar e se gostar mais do que tu gosta de qualquer outra pessoa ou outro ser.
Estive, estou e continuarei aqui, torcendo por ti, mesmo que de longe. Dialogue consigo, se abra consigo, e tente não confiar mais nas vozes que só dizem coisas ruins de ti. O tempo e o espaço próprio vão lhe fazer bem e mais confortável dentro de si.
Agradeço pela sua companhia, pelas suas marcas deixadas, das conversas sobre tudo e nada, até às tatuagens em mim. Agradeço pela sua existência na minha vida. Tu é uma pessoa maravilhosa, desejo que continue assim, e buscando respirar - e se inspirar -, sempre, do teu mais profundo para se libertar cada vez mais e ir cada vez mais além, onde sentir lar.
Comments
Post a Comment